Recolocação profissional: aprenda como conseguir um novo emprego

Tempo de leitura: 11 minutos

Recolocação profissional: aprenda como conseguir um novo emprego

Recolocação Profissional

Viver Ativo e Saudável vai além de focar na alimentação, manter hábitos saudáveis e fazer exercícios diariamente.

Vamos aprender como conquistar a Recolocação profissional.

Pois é preciso incluir também equilíbrio financeiro, para que verdadeiramente você possa atingir os seus melhores resultados.

 

Pensando nisso, daremos a seguir dicas para conquistar sua recolocação profissional.

Muita gente não sabe, mas existem maneiras de facilitar a sua vida na hora de procurar um novo emprego.

A) Você sabia que é possível despertar no selecionador o interesse sobre suas competências, mesmo sem ter dado nenhuma palavra ainda?
B) Como atrair os olhares no momento de um processo seletivo coletivo, sem parecer exibicionista ou presunçoso (metido a alguma coisa)?

Antes de falar sobre todas estas questões citadas acima, gostaria de abrir um parêntese sobre a importância de elaborar um bom currículo.

Um bom currículo aumenta as chances de ser convocado para uma entrevista de emprego.

Esse assunto completo vocês terão num próximo post, pois agora será apenas um breve comentário

Você quer aprender a conquistar a sua recolocação profissional?

Gente, trabalho com processos seletivos há mais de 10 anos, dando consultorias a grandes empresas, nacionais e multinacionais.

Trabalho como Coach de Carreira, com o intuito de ajudar pessoas a conquistarem sua tão sonhada recolocação profissional.

Já fiz centenas de entrevistas e ainda encontro erros básicos, tanto referente a currículos mal elaborados quanto a falta de postura profissional.

Erros mais encontrados

Recebo currículos impressos sem número de telefone, e fico me perguntando como iremos entrar em contato se o profissional não deixou números nem e-mail?

Outro item bastante comum, é o candidato colocar informações desnecessárias em seu currículo:

RG, CPF, nome dos pais, título de eleitor – não devem compor um curriculum vitae!!!

Terá o momento certo para essa documentação ser entregue ao setor pessoal.

O candidato, em busca de recolocação profissional, tem que ter em mente que o selecionador procura perfil “ideal” para preencher o que está descrito no anúncio.

Claro que para isso o selecionador precisa ter feito um anúncio adequado, com todas as informações sobre a vaga, perfil exigido, faixa salarial ofertada e etc…

Mas isso também e assunto para um próximo post, ok?

Currículo compatível com a vaga

Então, como estamos à procura de colaborador que se encaixe e normalmente recebemos centenas de currículos para poucas vagas, nós ficamos bons em fazer uma leitura dinâmica para captar apenas o essencial!!

Logo, é imprescindível elaborar um currículo objetivo, descrevendo quais são suas áreas de interesse naquela empresa, dados sobre sua carreira profissional e cursos – lembrando de trazer informações mais compatíveis com a vaga concorrida.

Não adianta colocar todos os cursos de mecânica que você fez, mas a vaga concorrida é para auxiliar de almoxarifado de um Hospital, entendes?

Então, FIQUE ATENTO AS NOSSAS 5 DICAS de como elaborar um currículo para garantir sua recolocação profissional:
  1. VOCÊ SE IDENTIFICA COM ESSA VAGA?

Não adianta enviar um currículo apenas pelo salário, pois na hora da entrevista você certamente irá transparecer que não tem a menor identificação com a vaga ofertada.

 

Pois acredite, nós selecionadores conseguimos enxergar além do que as palavras dizem!! E, com certeza, será DESCLASSIFICADO na primeira etapa.
  1. VOCÊ TEM AS COMPETÊNCIAS SOLICITADAS NO ANÚNCIO?

Se você tem as competências solicitadas pela vaga do anúncio e muitas outras que se adequam a vaga, corra e coloque em local de destaque em seu currículo.

Nós adoramos quando o candidato põe isso, pois é sinal de AUTOCONHECIMENTO, essencial para profissionais em qualquer área.

Além das competências, relacione cursos referente a área concorrida e últimos empregos que agregaram conhecimento vivencial na área.

  1. DADOS DE CONTATO (TELEFONE/ EMAIL/ ENDEREÇO)

Sem número de telefone ou e-mail para contato, é impossível que o selecionador possa te convocar para uma entrevista.

Alguns ainda exigem que sejam colocados endereço completo, pois precisam verificar custos de deslocamento, outros possuem planos de desenvolvimento para moradores da região onde a empresa contratante está inserida, etc.

  1. MANTENHA SEUS DADOS SEMPRE ATUALIZADOS

Precisamos otimizar o nosso tempo. Então se seu telefone mudou, ficou mudo, quebrou… entre em contato com a sua selecionadora e atualize seus dados.

Ou caso ainda não tenha passado pelo processo seletivo, reenvia o currículo com o tema Currículo Atualizado em data tal.

Desta forma, você mantém o canal de comunicação com a empresa e reafirma a sua disponibilidade.

Mas cuidado, nada de ficar mandando um currículo por dia. Pode soar como desespero e isso não é bom.

  1. ATENÇÃO AS LIGAÇÕES!!!

Pode parecer óbvio, mas é extremamente comum fazermos um longo processo seletivo, com avaliações em grupo, testes psicológicos, entrevista individual… e quando estamos convocando para a última etapa, que é a entrevista com o Gestor da área, o candidato não atende as ligações ou o celular passa vários dias desligado.

Fiquem atentos: um currículo bem elaborado pode aumentar suas chances de ser convocado para a seleção

Muitas vezes, excelentes candidatos tentam sua recolocação profissional no mercado, mas perdem a oportunidade por não ficarem atentos a pequenos detalhes que fazem a diferença.

Passado esse momento de recrutar os perfis mais assertivos, dentre as centenas de currículos que recebemos, chega o momento da seleção.

Então vamos ao que interessa, sua recolocação profissional e alavancar sua carreira!!

Desperte no selecionador o interesse sobre suas competências

Você já ouviu falar em linguagem não-verbal, ou alguém comentar que “o corpo fala”? Pois é, exatamente isso. O ser humano não se comunica somente com a fala ou com palavras.

Os sentimentos dirigem o corpo, as expressões e o comportamento, de forma que passa a externar fisicamente as emoções mais profundas.

Comunicação não-verbal

É importante estar atento se o que seu corpo expressa está congruente com o que é verbalizado.

Um exemplo claro sobre isso é quando um candidato começa a falar que é uma pessoa centrada e segura, que tem uma grande identificação com desafios da vaga e da empresa, mas quando olhamos para ele, seu semblante não transparece nada daquilo.

Pelo contrário, seus olhos arregalados transmitem pavor, suas mãos estão trêmulas e frias e o tom da voz denuncia que o candidato pode estar apenas falando o que gostaria de SER, não o que realmente ele É.

Segredo de sucesso: fique atento a descrição da vaga!

Por isso, é importante analisar a descrição do anúncio com atenção, sendo sincero e transparente consigo mesmo, e perguntando a si próprio:

Baseado no que esta empresa busca, eu tenho toda essa capacidade técnica e comportamental que estão solicitando?

Esse é um dos maiores segredos de sucesso ao participar de uma seleção. Desta forma, quando for convocado não temerás, pois saberás que seu know-how (sua bagagem profissional) será compatível com a necessidade organizacional.

Autoconfiança

Sua postura revelará autoconfiança, seu olhar será atento e sereno. A cada pergunta proferida pelo selecionador, você buscará na memória fatos vivenciados que responderão satisfatoriamente as questões.

Sem receios, você  relatará a verdade, seu corpo estará em sintonia com suas palavras, tudo fluirá naturalmente.

Quando um candidato assim se comporta, rapidamente é notado.

Lembre-se:

– Para garantir sua recolocação profissional, não é preciso ensaiar respostas encontradas na internet e tentar parecer mais capacitado a vaga.

Busque sempre seu autoconhecimento e fortaleça sua autoconfiança.

Aprenda sobre posturas assertivas numa entrevista coletiva e Dinâmica de Grupo

A Entrevista Coletiva assim como a Dinâmica de Grupo são ferramentas onde conseguimos avaliar um maior número de candidatos.

Em uma proposta bem estruturada que tem o objetivo ser prática, assertiva e com atividades relacionada as competências exigidas na função.

Tudo isso realizado de forma ética, respeitosa, sem expor as pessoas ao ridículo ou sua intimidade.

Aqui podemos avaliar como os candidatos se comportam ao falar em público, qual é o nível de confiança, segurança e etc..

Sem falar que desta forma a empresa consegue entrevistar um maior número de pessoas, o que não ocorre com as entrevistas individuais.

Postura inadequadas: evite!

Neste contexto, muitos participantes, seja por ansiedade em mostrar suas melhores características, acabam escorregando e excedendo em querer revelar suas habilidades.

Sem perceber, acabam fazendo de tudo: não deixam os outros candidatos concluírem suas apresentações, interferem a verbalização do outro candidato para falar de si, querem executar e expor que eles fizeram tudo, gerando mal-estar.

Esta pessoa pode até pensar que desta forma estará sendo visto, notado e conseguindo transmitir tudo sobre si para o selecionador.

Mas, na realidade, a pessoa que está avaliando pode interpretar essa postura, como sendo de um candidato/profissional inadequado, sem limites, que não consegue se colocar no lugar do outro, egoísta, que só pensa em aparecer, etc.

Isso é péssimo em nossa ótica!!

Postura assertiva: excercite!

Numa entrevista coletiva, é valido que o participante faça um roteiro mental do que precisa relatar sobre a vida pessoal e profissional, refletindo sobre tudo que já foi vivido até o momento, os pontos positivos e quais estão precisando de melhorias.

Caso lembre de algo importante que precisa ser complementado ao entrevistador, espere o momento que ele conclua com um candidato e peça a palavra.

Jamais entre na entrevista do seu concorrente.

Qual é o seu diferencial?

A Dinâmica de Grupo, quando aplicada por um profissional capacitado e certificado, tem o intuito de mensurar:

  • conhecimentos
  • habilidades
  • competências
  • valores
  • posturas
  • pontos de vista.

As empresas apreciam pessoas que compreendem o perfil da vaga que estão concorrendo e demonstram de modo natural seu diferencial.

Os aprovados não são escolhidos por estarem no grupo que venceu a atividade, ou por que deram mais ideias, ou o que mais produziram, ou o que mais falaram.

Caso estejas concorrendo uma vaga de Coordenação de pessoas, seguramente estarás sendo avaliado pelo teu papel de liderança, visão empreendedora, cooperativo, etc.

Como acontece na prática

Vamos a um exemplo prático:

O entrevistador propõe uma atividade para ser realizada de maneira coletiva. Por algum motivo o candidato A decide não falar muito em sua equipe.

Este fica observando, balançando a cabeça concordando.

Neste momento a avaliador prestará atenção para fazer uma leitura assertiva.

Essa situação poderá ser interpretada:

1) Este candidato provavelmente tem características de introversão que predominam em sua personalidade. Assim como a falta de proatividade, por isso não conseguiu se engajar.
2) Outro candidato por ser mais extrovertido e dinâmico. Este tomou para si todas as responsabilidades e implicitamente terminou impedindo que outros contribuíssem.

Processo seletivo: como ser notado positivamente

Para atrair os olhares no momento do processo seletivo é preciso:

  • manter o equilíbrio entre o falar e o ouvir
  • ter bom senso
  • empatia
  • convidar aqueles que estão tímidos para colaborar

Assim como, respeitosamente, pedir “um momento” aqueles que não deixam ninguém falar.

Agindo desta forma, você será notado por ser um mediador, um agente transformador, que agrega valor ao grupo.

Você estará pois sendo observado pela sua habilidade em ceder nas horas críticas com a finalidade de mérito do grupo.

Então fique muito atento ao seu comportamento, evitando os comportamentos que te levam a permanecer em extremos:

  • ficar sempre calado
  • falar sem parar
  • fazer tudo x não contribuir com nada.
Ter inteligência emocional é fundamental para que nessas horas você possa encontrar o equilíbrio.
É preciso saber agir com naturalidade, moderação e autocontrole.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *