10 perguntas básicas feitas durante uma entrevista de emprego

Tempo de leitura: 6 minutos

10 perguntas básicas feitas durante uma entrevista de emprego

Entrevista

Viver Ativo e Saudável traz para você 10 perguntas básicas que você poderá ser submetido quando estiver tentando sua recolocação profissional.

Como aproveitar o momento da entrevista para conseguir o tão sonhado emprego é preciso saber demonstrar seus conhecimentos, suas habilidades e se você possui atitude.

Ser avaliado pode parecer difícil, mas trouxemos para você valiosas DICAS de como se comportar e responder as perguntas da entrevista de emprego.

Lembre-se que estas dicas servem caso seja seu primeiro emprego, ou já tenha trabalhado anteriormente. Quanto mais preparado, melhor será para o seu resultado.

Existem diferentes tipos de entrevista:

A. Entrevista estruturada
É retratado por um roteiro de perguntas antecipadamente elaboradas, evidenciando os principais aspectos que deverão ser levantados de cada candidato.

B. Entrevista semiestruturada
É identificada por um conjunto de perguntas preliminarmente formuladas. Porém, ao contrário da entrevista estruturada, também consente que o recrutador insira outras questões no decorrer da entrevista, não preparadas inicialmente.

C. Entrevista não estruturada
É caracterizada pela plena autonomia, liberdade que o entrevistador tem para realizar entrevista.

Neste modelo, o recrutador pode estabelecer alguns pontos chaves, os quais poderão ser abordados no decorrer da entrevista.

Alguns costumam pegar o currículo do candidato e elaborar perguntas sobre pontos específicos.

Exemplos:

  • Interesses pessoais e profissionais
  • Formação acadêmica e cursos relevantes
  • Experiência técnica
  • Experiência em gestão de equipes, ou em atendimento ao público, etc.

Esses pontos deverão ser aprofundados de a maneira com o entrevistador achar mais adequado.

É imprescindível saber formular perguntas contextualizadas, evitando assim serem respondidas com apenas “sim” ou “não”.

Mas, cuidado para não esquecer de questionar os pontos mais relevantes e dificultar a comparação entre os seus candidatos.

Quando o processo seletivo é bem planejado e executado, é possível contratar pessoas que sejam realmente talentosas e que possuam afinidades e identificação com a cultura organizacional.

A alternativa de qual modelo ideal de entrevista pode variar, de acordo com a organização e com o perfil do selecionador.

No processo seletivo, a entrevista estruturada pode ser considerada a forma mais convencional na contratação de novos colaboradores.

Conheça as 10 perguntas mais frequentes numa entrevista de emprego dirigida:

1. Fale sobre você

Neste momento, relaxe e fale um breve resumo da sua vida pessoal. Comente se você já é casado, solteiro, mora com o cônjuge, sozinho ou com os pais e se possui filhos.

Não é preciso se aprofundar. Aproveite esta pergunta para explanar sobre as suas realizações pessoais e profissionais até hoje.

É importante relatar as fases mais relevantes da sua carreira.

2. Por que você deseja trabalhar para nós?

Pesquise sobre a empresa, entrando em site e redes sociais. Desta forma, você conhecerá um pouco da cultura da mesma, qual o impacto que você pode ter sobre ela, em que poderá ajudar e com que mais se identificou.

Por exemplo, uma empresa de enfermagem apresentou interesse no teu perfil e entrou em contato. Pois você possui diversas experiências na área.

Fica fácil responder o por que deseja trabalhar nesta empresa, não é mesmo?

3. Dê exemplos de como você foi habilidoso ao utilizar sua capacidade de liderança?

Ainda que você não tenha passado por um cargo de chefia, com certeza já precisou tomar as rédeas de alguma situação inusitada.

Então, aproveite a oportunidade para citar exemplos reais de fatos que conseguiu resolver conflito com seu poder de persuasão, escuta assertiva, ou demonstrou capacidade de comunicação eficaz, etc.

4. Quais são seus pontos fortes e fracos? Ou quais são seus pontos fortes e seus pontos de melhoria?

Usufrua desta pergunta para destacar os seus talentos, as suas características e qualificações que tenham relação com a vaga concorrida.

Assim, ficará fácil para o recrutador fazer perguntas em cima das suas peculiaridades.

Com relação aos pontos fracos a maioria dos candidatos costumam tentar fugir e dizer que não lembra. Isso é péssimo, pois todos nós sempre temos algo a melhorar.

Então para facilitar, descreva particularidades suas que não necessariamente sejam defeitos, mas que precisam de ajustes.

Por exemplo, caso você seja uma pessoa que é muito comunicativo, pode estar precisando desenvolver sua concentração; caso seja uma pessoa introvertida pode estar precisando desenvolver suas habilidades interpessoais, e assim sucessivamente.

5. Como você se vê daqui há 5 anos?

Com essa pergunta o selecionador gostaria de verificar qual a sua expectativa de futuro e como esta pode ser aproveitada pela empresa.

É pertinente pesquisar sobre as estruturas hierárquicas da empresa, para entender seu funcionamento e como lidam com carreira e sucessão.

Com isso, quando você for falar das suas perspectivas e pretensões serão mais realistas.

6. Qual foi a sua maior conquista?

O ideal é responder voltado para o âmbito profissional, onde poderá relatar conquistas significativas que trouxeram grande satisfação não apenas a você, mas também aos seus superiores.

Exemplos: conquista de um cargo maior, aprovação de um projeto de qualidade, participar de uma capacitação internacional, etc.

7. Qual a tua pretensão salarial? Ou qual a tua expectativa de salário?

Fazer busca pela internet, baseado na sua Cidade/Estado, é bastante interessante. Pois você não falará de um número muito além do ofertado.

Falar um valor muito acima ou muito abaixo poderá gerar no selecionador uma ideia que talvez você não se encaixa no perfil.

As pessoas tendem falar seu último salário e acrescentar mais um pouco. Mas é preciso levar em conta a vaga ofertada, o nível hierárquico, o tamanho da empresa, etc.

8. Você sabe trabalhar em equipe?

Descreva situações reais, onde você de alguma forma colaborou, cooperou, souber ser empático, teve iniciativa, engajou o maior número de pessoas em prol de um objetivo em comum.

9. Por que você deve ser contratado por nossa empresa?

Você pode utilizar esta pergunta para destacar seus talentos e como a empresa pode ser beneficiada com eles.

É importante não falar apenas das suas competências técnicas, aproveite para descrever seus melhores aspectos comportamentais.

Além disso, estar disposto a aprender e ter facilidade, também é muito bem visto pelos selecionadores.

10. Você tem alguma pergunta a fazer?

Nesta pergunta o selecionador verifica o quanto interessado o candidato estar na vaga e na empresa.

Porém tenha cautela, para não realizar perguntas que possam gerar uma conotação de exigências e isso pode ter uma má interpretação.

Exemplo:

Erro: Vocês dão plano de saúde? Vocês dão plano odontológico? Vocês dão auxílio creche? Vocês possuem desconto em farmácias, supermercados, escolas e academias?
Correto: Aqui na empresa vocês tem quais benefícios?

Leia também:

Recolocação profissional: aprenda como conseguir um novo emprego

Faça a escolha certa, não dê ouvidos a julgamentos

Modelo de curriculum vitae. Aprenda a elaborar o seu e saia na frente.

 

2 Comentários

  1. Avatar

    bom dia muito obrigado pela informação precisava muito de saber como e feito a entrevista estrutura. Continue sempre a nos abrir a mente, sucessos

    Responder
    1. ativoesaudavel

      Obrigado pelo seu comentário se tiver mais alguma dúvida envie para nosso site.

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *