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BRASILEIROS SE PREOCUPAM COM SAÚDE, MAS NÃO POSSUEM HÁBITOS DE VIDA SAUDÁVEIS

By 11 de março de 2018 No Comments

BRASILEIROS SE PREOCUPAM COM SAÚDE, MAS NÃO POSSUEM HÁBITOS DE VIDA SAUDÁVEIS

vida saudáveisHomens e mulheres que desenvolvem hábitos de vida saudáveis vivem por mais tempo e com maior qualidade de vida. Por isso, nunca é tarde para se adotar um estilo de vida saudável e ter mais saúde e bem-estar.

É sempre importante refletir que a criança de ontem é o adulto de hoje e o avô ou avó de amanhã.

As doenças associadas ao processo de envelhecimento e o início de doenças crônicas podem ser prevenidos ou adiados.

De acordo com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), estima-se que 17,5 milhões de pessoas morreram por doenças cardiovasculares. Outra causa comum é o uso do tabaco, este tira a vida de mais de 7 milhões de pessoas por ano. Além do uso do tabaco, a obesidade é uma das principais causas de morte evitáveis em todo o mundo. Em cada ano, morrem milhões de adultos em consequência da obesidade ou do sobrepeso.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o sedentarismo é o quarto maior fator de risco de mortalidade global no mundo, favorecendo o surgimento e o agravamento de uma série de doenças, como as do coração, diabetes e câncer. Ainda de acordo com a OMS, até 2025 o Brasil será o sexto país do mundo em número de idosos. A expectativa média de vida também aumentou acentuadamente no país. Este acréscimo do número de anos de vida, no entanto, precisa ser acompanhado pela melhoria ou manutenção da saúde e qualidade de vida.

Como você se imagina aos 90 anos idade?

Uma pessoa com dores, com dificuldade para andar, com dificuldades financeiras, totalmente dependente de outras pessoas?
Ou o leitor prefere se imaginar saudável, aproveitando a vida com os parentes e amigos, com dinheiro no bolso suficiente para manter a independência?

Por este motivo precisa-se viver com mais saúde em todas as etapas da vida, privilegiando a prática de atividades físicas no cotidiano e no lazer e o acesso a alimentos saudáveis. Em geral, é menos dispendioso prevenir a doença do que tratá-la.

De acordo com o Coach João Ernani Antunes Costa Júnior, 80% das ocorrências de problemas com a saúde poderiam ser evitadas com medidas simples de hábitos saudáveis. Afinal uma caminhada de 30 minutos é melhor do que uma corrida de 3 quilômetros que a maioria das pessoas não faz. Diversos aplicativos podem ser utilizados para monitorar estas e outras atividades.

Segundo doutor Rafael Pacheco Terra, geriatra, as famílias e os indivíduos precisam planejar e se preparar para a velhice. É importante que cada indivíduo se esforce para adotar uma postura de práticas saudáveis em todas as fases da vida. O envelhecimento é inevitável, mas para que o envelhecimento seja uma experiência positiva, precisa-se cuidar-se desde cedo.

Faz-se necessária a mudança de hábitos culturais. Mude e irá mudar os pensamentos de pessoas ao seu redor. Crie hábitos saudáveis de prevenção a doenças.

Segundo o Dr. José Mariano de Melo Garcia (médico de família), exames e checkups preventivos são poderosas ferramentas da medicina para prevenir ou detectar doenças. Uma série delas deve ser realizada anualmente para se manter saudável ao longo da vida.

A adoção de estilos de vida saudáveis e a participação ativa no cuidado da própria saúde são importantes em todos os estágios da vida.

Colocar atividades no dia a dia, como por exemplo, trocar o controle remoto, elevador e todas essas facilidades por passos e atividades. Deve-se dar 10.000 passos por dia. Basta utilizar a tecnologia para verificar sua caminhada diária.

Cada um deve encontrar seu ritmo. A prática de exercícios, de intensidade moderada, durante meia hora por dia é suficiente para deixar de ser sedentário. Esses 30 minutos podem ser contínuos ou divididos em três períodos de 10 minutos cada. De acordo com o United States Departament of Health and Human Services, é importante que os adultos pratiquem duas horas de musculação por semana, além dos 30 minutos de caminhada por dia.

Seja mais ativo no dia a dia.

Pequenas mudanças de comportamento no dia a dia, como subir escadas, descer do ônibus um ponto antes e caminhar até o trabalho, passear com cachorro e lavar o carro, podem ajudar a se movimentar mais e servir como um estímulo para o início de uma atividade física diária.

Mas por qual motivo devo ter uma vida ativa e saudável? Uma vida ativa e saudável melhora nossa saúde em todos os aspectos, principalmente nos aspectos mentais e sociais. E pode ajudar significativamente as pessoas a ficarem independentes o máximo de tempo possível. Além disso os custos médicos irão ser bem menores na terceira idade. Ou seja, bom para saúde e bom para o bolso.

Exercer o autocontrole sobre sua própria vida está relacionado às escolhas pessoais de comportamento durante toda a vida. Saber superar adversidades determina o nível de adaptação a mudanças, como por exemplo a aposentadoria e a crises do processo de envelhecimento, como o surgimento de doenças.

Apesar de todos esses benefícios, uma grande proporção da população leva uma vida sedentária na maioria dos países. Por este motivo a realizações de ações para promover saúde se veem necessárias.

Acompanhando as tendências mundiais, a tecnologia pode ajudar na implementação de hábitos saudáveis. De acordo com a pesquisa do Instituto Locomotiva, 5,2 milhões de pessoas acima dos 60 anos utilizam a internet .

Participe também do CONAVAS – Congresso Nacional Online Viver Ativo e Saudável, realizado anualmente onde você terá acesso a valiosos conhecimentos e descobertas trazidos por pesquisadores e cientistas.
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Para mais dicas de como ter um vida mais saudável acesso nosso site: https://www.ativoesaudavel.com.br

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