Planejamento estratégico: as principais ferramentas do mercado

Tempo de leitura: 3 minutos

Não importa o tamanho de sua empresa: a ausência de um planejamento estratégico, fatalmente, trará prejuízos aos resultados do trabalho.

Você pode contar com uma estrutura impecável, uma equipe talentosa, recursos financeiros consideráveis, produtos e serviços de excelência. Porém, sem organizar tudo isso e saber como aproveitar adequadamente cada situação, logo o sucesso escapará de suas mãos.

Podemos dizer que o grande objetivo do planejamento estratégico é garantir coerência. Todo e qualquer setor de uma empresa, em suas diferentes etapas de produção, necessita desse atributo para fluir e prosperar. Tente pensar em um único elemento que escape a essa regra. Impossível, não?

Existem métodos altamente aconselháveis e qualificados, que auxiliam na elaboração de direcionamento claro para seus negócios. Nesta postagem, conheça os principais e aprenda a usá-los em seu benefício.

Guia prático para o planejamento estratégico

Conceitos complexos tendem a nos deixar atordoados. E nossa ideia, aqui, é simplificar sua rotina, não dificultá-la!

Portanto, vamos apresentar ferramentas fundamentais para você elaborar um planejamento estratégico eficiente, de forma bastante descomplicada.

Optamos por destrinchar cada uma das ferramentas em perguntas. Assim, poderá usar todas elas, em conjunto, compondo um rico diagnóstico de sua empresa.

O resultado é um norte muito específico para suas decisões, imbuindo-o da convicção necessária para escolhas inteligentes e determinadas.

Imagine que o procedimento é uma espécie de “entrevista”, que revela a identidade real de sua empresa, evidenciando características positivas e negativas, expectativas e entraves.

Vamos ao exercício?

1. Missão, Visão e Valores

Começamos pelo básico. Essa ferramenta é sua “carta de apresentação”. Resume sua essência. Para satisfazer os tópicos, responda os questionamentos a seguir:

  • Por que a empresa existe? Qual seu propósito? Que utilidade oferece?
  • Onde quer chegar? Que futuro projeta? O que pretende se tornar? Pelo que deseja ser reconhecida?
  • Com quais princípios está comprometida? Por quais condutas se pauta? Que responsabilidades (sociais, ambientais, éticas) assume?

2. Análise SWOT ou FOFA

Essa ferramenta é denominada por uma sigla, que soma as iniciais das palavras Strengths, Weakness, Opportunities e Threats. Em português, elas são traduzidas para Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças. Por isso, numa reordenação simples, formam a sigla FOFA.

As questões a serem respondidas para contemplar a análise SWOT são:

  • Quais os pontos fortes da empresa? Onde sua competência se faz mais evidente? O que faz com primor? O que destaca a empresa frente a concorrentes e consumidores? Quais seus melhores recursos e talentos?
  • Quais os pontos fracos do negócio? Onde precisa otimizar o desempenho? Quais comportamentos necessita corrigir? O que deve aprender a fazer com mais qualidade? Onde está pecando – considerando necessidades dos clientes e oferta dos concorrentes?
  • Quais tendências do cenário exterior à empresa podem beneficiar o aumento de sua lucratividade? Que oportunidades sugerem maior demanda de produtos ou serviços?
  • O que pode prejudicar a performance da empresa e que não pode ser controlado internamente?

3. Método OKR

Ferramenta de planejamento estratégico adotada por empresas inovadoras, como o Google. O OKR (Objectives and Key Results) é especialmente útil para estipular metas e estabelecer critérios que mensuraram sua concretização. Pode ser resumido na fórmula:

  • Eu vou… (indicar meta/objetivo) medido por… (conjunto de resultados, índices, métricas que apontam progresso).

Portanto, para satisfazer a interrogação elementar desse método, faça uma lista preenchendo as lacunas da fórmula. Redija quantas frases forem necessárias. Lembrando que é uma meta por vez, pontuando seus respectivos medidores específicos.

Com essas três ferramentas, seu planejamento estratégico ganhará contornos definidos e a comunicação, integração, organização e produção de sua empresa alcançarão novo status.

Gostou das dicas? Quer mais algumas? Então assine nossa newsletter e receba mais insights para aumentar sua produtividade!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *