Para aprender mais com as experiências difíceis – exercício

Tempo de leitura: 2 minutos

Para aprender mais das experiências difíceis – exercício

Jamie Pennebaker – da Universidade do Texas – tem demonstrado os benefícios de lidar com as dificuldades através da escrita. Sim! Isto mesmo, escrever sobre as suas experiências difíceis por alguns dias consecutivos pode ajudar muito a se livrar de seus problemas!

Todos os dias, por 4 dias consecutivos, durante 20 minutos escreva sobre seus problemas, sobre algo traumático que acabou de sofrer, ou aquilo que mais esteja afligindo você. Você deve escrever apenas para você mesmo e falar o máximo que pode sobre tais eventos difíceis que vem passando. Foi o que este experimento fez no Texas. Isto fez com que os participantes deste evento experimental diminuíssem muito o nível de estresse que vinham vivendo durante tal período de problemas. Diminuiu a ansiedade, aumentou consideravelmente seus níveis de felicidade e melhorou demais sua saúde física.

Exercício: Separe algumas folhas de papel ou um caderninho do desabafo, onde você não tenha limites de espaço para escrever , gaste 15 a 20 minutos de seu dia, por 4 dias seguidos seguindo as instruções de Pennebaker abaixo:

“Escreva continuamente sobre o que mais tem lhe aborrecido ou tenha lhe traumatizado em sua experiência toda de vida. Não se preocupe com a gramática, erros de português ou estrutura das sentenças. No seu escrito, eu quero que você que fale sobre os pensamentos e sentimentos mais profundas que lhe vierem. Você pode escrever sobre qualquer coisa que quiser. Mas seja o que escolher, tem que ser algo que lhe afeta profundamente. O ideal é que seja algo que você não falou e nem discutiu com ninguém em detalhes. Isso é crítico e importante, contudo deixe-se ir e tocar profundamente esses aspectos emocionais e pensamentos que você tem a respeito. Em outras palavras, escreva sobre o que acontece e como você se sente sobre isso, e como se sente agora sobre o mesmo fato. Finalmente, você pode escrever sobre traumas diferentes durante cada sessão do mesmo exercício, ou depois de todo o estudo. A escolha de qual trauma você vai escolher é toda sua”.

 “Nós estamos curados de um sofrimento somente pela experiência de expressá-lo por inteiro” (Marcel Proust).

2 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *