Alimentos diet e light: você conhece mesmo as diferenças?

Tempo de leitura: 2 minutos

Alimentos diet e light: você conhece mesmo as diferenças?

Por Fernanda Tenório

Na atualidade, diversos produtos alimentícios denominados como diet ou light têm preenchido as prateleiras dos supermercados.

Em virtude da crescente busca da população por alimentos saudáveis, ambicionando a perda de peso ou a redução no consumo de alimentos ricos em açúcares e gorduras, muitos desses produtos têm sido procurados.

Porém, grande número de pessoas confundem o significado desses termos, ou mais ainda, não conhecem os verdadeiros benefícios e/ou malefícios da ingestão desses alimentos.

Esclarecer a real definição e as diferenças de itens alimentares tão comercializados, é de grande relevância e seriedade no cuidado com a saúde!

O que significa dizer que um alimento é Diet?

Os produtos diet são aqueles nos quais, um nutriente é retirado por completo em sua composição. Alguns desses nutrientes são os carboidratos, proteínas, gorduras e sódio.

Esse tipo de alimento, diferentemente do que é conhecido popularmente, foi produzido com o intuito de atender a finalidades particulares, podendo estar inclusos em dietas com restrição de algum nutriente.

Os portadores de diabetes e hipertensão podem ser beneficiados com essa escolha de alimento diet.

Mas, cuidado!

Muitos dos alimentos diet, para manter um sabor mais aceitável ao consumidor, são elaborados aumentando-se o teor de outro nutriente.

Ex: Isenção de açúcar – aumento no teor de gordura.

Desse modo, é de grande valia a leitura dos rótulos das embalagens. Neles estão contidos tanto o nutriente específico isento nos ingredientes do produto, quanto a quantidade dos demais, que o constituem.

E o Light?

O termo light foi designado para representar os alimentos que possuem redução de pelo menos 25% de açúcares, sódio, gorduras, colesterol ou calorias.

Assim sendo, objetivando o emagrecimento, manutenção do peso ou conservação da saúde, eu posso consumir esses produtos à vontade?

Não!

Devemos lembrar que esses alimentos são industrializados e, assim, dispõem de muitos aditivos químicos, como conservantes, emulsificantes, aromatizantes, etc. que são prejudiciais à nossa saúde.

Afinal, qual a melhor escolha?

Sendo consumidos de forma equilibrada, os alimentos naturais são sempre a melhor escolha, para o nosso dia a dia.

Pois são livres de aditivos químicos e colaboram ainda mais com a nossa qualidade de vida.

No entanto, se for necessário ingerir alimentos industrializados, sejam eles diet ou light, não esquecer de utilizá-los em último caso e sem exageros.

Autora do Artigo: 

Dra Fernanda Tenório – Nutricionista, graduada pela UNINASSAU – Centro Universitário Maurício de Nassau. Apaixonada por alimentação saudável infantil, realizou um projeto relacionado ao consumo de alimentos industrializados nos dois primeiros anos de vida, participou de um projeto de extensão em segurança dos alimentos. Atuou nos setores social, clínico e de UAN – Unidade de Alimentação e Nutrição.

Compartilhe conosco suas experiências sobre alimentação saudável.

Comente aqui e participe da conversa!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *