Desconectar (continuação) – Apreciar o momento presente!

Tempo de leitura: 2 minutos

Desconectar (continuação) – Apreciar o momento presente!

Como vimos antes, estamos precisando aprender a nos desconectarmos para nos conectarmos! A cada dia mais a internet, os celulares, tabletes tomam conta de nossa vida! É a era atual! Quando nasci, há muitos anos atrás, meus avós escutavam rádio e ouviam as notícias na Hora do Brasil, todo mundo tinha que ficar em silêncio para que ouvissem seu jornal. Era a forma que tinham de saber as notícias vindas de fora, do mundo, do país e de sua cidade. Nesta hora, se desconectavam da família e se ligavam no rádio…

Já no meu tempo, se via TV! Jornal, novelas, seriados… Hoje, todo mundo se liga na internet, aqui no Blog, no Facebook ou em outras redes sociais! É a evolução da comunicação, de ver o mundo. E se não evoluirmos juntos, seremos engolidos pela modernidade! Aí, só morando na fazenda e vivendo de subsistência! Pois até o pagamento de nossas contas e o Imposto de Renda se faz de forma mais moderna, “plugado”!

Mas isto pode ser mediado com uma pausa, com uma hora do dia que você descansa sua mente, até para ficar mais brilhante e inteligente, para se conectar com as pessoas que estima e que estão à sua volta. Pode ser num jantar gostoso, numa saída noturna, num passeio pela natureza, ou ficando um tempo as sós pra se ouvir melhor, para esvaziar tanto conteúdo que a vida “plugada” nos passa!

Precisamos aprender a viver o aqui e agora! Os orientais já sabem disso há milênios e praticam a meditação, o ficar quieto apenas com o pensamento no momento presente. Dar um tempo de tudo que enche nossas cabeças, dar um tempo do que já passou e nos marcou demais, dar um tempo do “contas a pagar” (claro, sem deixá-las de lado!), dar um tempo das rusgas da vida, dar um tempo de ruminar problemas passados ou futuros. Tudo isto é importante para nossa saúde mental e física. Se não deixamos nossa cabeça descansar, acabamos nos estressando ainda mais. E pior, nossa mente perde a criatividade! Uma grande aliada para descobrir soluções aos nossos verdadeiros problemas.

Existe uma coisa tão simples que podemos fazer todos os dias… Parar e meditar no aqui e agora! Limpar a cabeça, simplesmente se deixar ficar quieto, observando o mundo à sua volta… se dia ou de noite, se está com céu de chuva ou de sol, se tem flores ao seu redor ou não, se está confortável ou não, como respira neste momento, o que vê à sua frente… o que mais pode apreciar… E se tem dor? Pense em outras partes de seu corpo que podem trazer mais conforto! Apenas se desligue do pensar e se deixe ficar aí parado por um momento, observando o MOMENTO AQUI E AGORA …

No próximo post, falarei mais das pesquisas sobre este assunto, mas agora veja este pequeno vídeo de um trecho do filme “Kung Fu Panda”…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *