7 dicas para você parar de procrastinar e conseguir realizar mais

Tempo de leitura: 3 minutos

A procrastinação é sem dúvida uma das grandes inimigas do insucesso profissional. Procrastinar significa deixar algo para ser feito depois e isso é uma prática que o mercado competitivo de hoje não perdoa. Procrastinar é uma prática tão comum do ser humano que deixar de fazer isso pode ser mais difícil do que parece. Mas como para de fazer isso?

Seguindo algumas dicas práticas, procrastinar pode deixar de ser um hábito, tornando você uma pessoa muito mais produtiva e realizada.

1 – Parta do princípio

Comece estabelecendo uma meta alcançável porque esse fato é um grande inimigo da procrastinação. Quando você tem um desafio que pode ser superado, isso lhe motiva a estar sempre correndo atrás de vencer o que foi proposto.

2 – Trabalhe suas emoções

As emoções em muitas vezes são grandes inimigas dos resultados. Pessoas que não lidam bem com suas emoções possuem grande propensão a se procrastinar, uma vez que podem acreditar que não estão de bom humor ou não estão bem para realizar determinada tarefa.

Pessoas fortes emocionalmente além de não deixarem nada para depois estão blindadas contra o sentimento de paralisia e impotência que as emoções negativas provocam.

3 – Nomeie cada um de seus desafios

Saber dividir o que é procrastinar e o que são os atrasos naturais de um processo é muito importante para que o indivíduo se mantenha focado e determinado em seu objetivo. Além do mais você só consegue derrotar inimigos que você conhece.

Existem diversos tipos de atrasos e muitos são positivos para a produção ou qualidade de um produto ou serviço.

4 – Pratique a procrastinação estruturada

Essa visão é muito importante para o gestor que percebe um colaborador procrastinado. Como indivíduos nessa condição evitam tudo que está no topo da lista de tarefas basta direcioná-lo para que realize tarefas menores, porém de igual importância.

Agora se você mesmo se enxerga em um quadro de procrastinação, quando você vence desafios menores suas forças aumentam e automaticamente já se sente mais disposto para os maiores desafios.

5 – Imagine seu futuro

Erroneamente a pessoa em um quadro clássico de procrastinação pensa que ela mesma da semana que vem será melhor que hoje. Que a produção e os resultados da semana que vem serão melhores que os de hoje e por isso se acomoda e deixa para depois.

Entenda que o futuro só depende de você, ele só vai ser melhor e satisfatório se seu comportamento mudar.

6 – Faça um plano onde os imprevistos estejam inseridos

Os imprevistos podem fazer uma pessoa procrastinar devido ao fato de atrasar ou mesmo desmotivar a pessoa ao ponto de começar a deixar tudo para depois. Portanto tente imaginar todos os imprevistos que possa ocorrer em seu projeto para que os efeitos negativos não apareçam.

7 – Não se condene nem se reprime

Os procrastinadores em sua maioria sabem que são assim. E não adianta se condenar porque tais sentimentos nocivos só tendem a piorar o quadro. E tudo isso colabora ainda mais para que ele adie o que era necessário ser feito.

O Ideal é procurar ajuda o quanto antes para que esse quadro deixe de atrapalhar sua carreira. Temos muito mais gentileza com outras pessoas do que com nós mesmos. Entenda o que está se passando com você e tente mudar o caso.

Se você conhece outra medida que seja positiva para deixar de procrastinar deixe sua mensagem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *